07
jun
10

O “Navegador” da Oi e a falta de escrúpulos

Retirado de NotaZero

———————————

Se você pensa que impor traffic shaping, cobrar preços abusivos, comprar e/ou vender cartela de clientes e tratar quem consome/assina seus serviços como se fosse rebanho é o máximo que um provedor de internet qualquer pode fazer para foder com a vida de um internauta brasileiro, saca só mais essa.

Recebi anteontem um link que levava para esta postagem, de autoria de André Raboni, cujo texto abordava um certo novo recurso lançado pela operadora Oi. Trata-se de um tal de Navegador: um programa que, segundo a própria Oi, promete agilizar a maneira como os usuários navegam e fazem pesquisas na internet.

Até aí, nada de mais, né? Um recurso novo que vai facilitar a vida de quem assina Oi Velox, certo? Se fosse só isso tudo bem, mas peraí que tem mais.

De acordo com a fonte deste post, o Navegador não passa de um spyware projetado pela Oi em conjunto com uma empresa estrangeira chamada Phorm, conhecida por ter se envolvido em um escândalo de violação de privacidade ao tentar implantar seus sistemas de rastreio de rotinas de navegação no Reino Unido. O Navegador funciona justamente rastreando todos os sites e termos de busca acessados/digitados pelo usuário e enviando esses dados para a operadora e já está funcionando no Rio de Janeiro e em outros estados do Sudeste do país.

O que mais intriga é que, de acordo com o que o post relata, o serviço é ativado sem o consentimento do assinante da Oi Velox. E a informação passada ao usuário seria feita de maneira distorcida, de modo a impedir que a pessoa pense em recusar o Navegador. Infelizmente não encontrei nenhuma foto desse programa em funcionamento para comprovar e não consigo de forma alguma acessar a página do programa no site da Oi, então ainda não posso concluir nada.

No entanto, o que posso fazer é avisar aos leitores do Nota Zer0 que assinam Oi Velox, que fiquem de olho e tentem de qualquer maneira recusar a instalação do Navegador Oi Velox em seus computadores. Lembrem-se de que não é a primeira vez que a Oi tenta alguma artimanha para violar a privacidade de seus usuários visando interesses próprios, vide a polêmica gerada em torno do Velox CheckUp* no passado.

Além disso, não deixem de visitar os sites que serviram de fonte para este post, disponíveis aqui e aqui. Lá vocês encontrarão informações mais detalhadas de mais esta falta de respeito para com os assinantes de Oi Velox.

Ainda não recebi a visita desse Navegador no meu computador mas infelizmente estou propenso a isso também. Mal posso esperar pela chegada da GVT aqui em Natal…

* – Infelizmente a página do ABUSAR.org que trata do Velox CheckUp saiu do ar, mas pelo menos um outro blog na internet copiou boa parte de seu conteúdo. O link está no antepenúltimo parágrafo. Não deixe de ler!

——————


5 Responses to “O “Navegador” da Oi e a falta de escrúpulos”


  1. 18/06/2010 às 12:10 PM

    Me kibando, hein danado? Ao menos podia ter tido a decência de linkar a fonte.

    ¬¬

  2. 18/06/2010 às 12:11 PM

    Nossa, só agora que vi que você tinha realmente linkado a fonte, mas foi no topo do post!

    Peço mil desculpas, não tinha reparado, cara. Foi mal mesmo!

  3. 5 Anônimo
    23/11/2010 às 9:22 AM

    Realmente acho que dessa forma a Oi perde a confiança. E possívelmente pode perder clientes.


Comments are currently closed.

Categorias

junho 2010
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Links

nagash @ deviantart
Corrida da Cerveja da Capital

  • 97,931 hits

%d blogueiros gostam disto: